Biografia Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo nasceu a 5 de fevereiro 1985 no Funchal, Ilha da Madeira (Portugal). O seu Pai Dinis Aveiro, deu-lhe o nome Ronaldo pela admiração que nutria pelo político norte americano Ronald Reagan.

O Sporting Clube de Portugal descobriu-o con 10 anos, Cristiano na altura jogava no modesto Andorinha ,uma pequeno clube da sua terra natal onde o seu pai tambem dava uma ajuda e trabalhava .

Antes de ingressar no Sporting ainda rumou ao Nacional o segundo mais importnate clube da Madeira a seguir ao Maritimo,passados 6 meses o nacional entrou em Litigio com o Sporting por causa da transferencia de uma jogador entre os clubes em que o Nacional se recusava a pagar 2250 euros pelo passe desse jogador.

Cristiano Ronaldo foi nesta altura uma moeda de troca que serviu para pagar esta divida, após uma epoca ainda que curta nos infantis do Nacional onde já demonstrava o que podia vir a ser

Já em 2001, O treinador Laszlo Boloni percebeu que tinha em Cristiano um diamante que superava até alguns jogadores da equipa principal.
Nesse ano o treinador pretendia faze-lo subir a equipa principal mas um teste fisico desaconselhou-o, por ainda não estar suficientemente trabalhado.
O treinador romeno foi integrando Cristiano Ronaldo na equipa mas alertando que ainda não estava na melhor forma para aguentar a época.

Foi só uma questão de tempo em cerca de um ano estava a estrear-se na liga dos Campeões frente . Foi apenas uma questão de tempo, um ano depois na estreia na da Liga dos Campeões contra o Inter nada menos.

Ronaldo não desperdiçou a oportunidade e ganhou un lugar na equipa principal do Sporting.

Na seleção nacional de Portugal, ele formou um ataque devastador com Quaresma, Helder Postiga e Hugo Viana no Sub-21 que deixou por terra a Inglaterra na qualificação para o Europeu de 2004.

Em junho foi junto com Hugo Almeida e Dani, a estrela do torneio de sub-20 de Toullon batendo na final a Italia por 3-1.

Felipe Scolari não hesitou em chama-lo a selecção A a 20 de agosto de 2003 ante Cazaquitão,então com 18 anos entrou em campo para substituir Luis Figo (um dos ídolos de Cristiano).

Barça e Juventus estavam na luta pelo passe de Cristiano Ronaldo, mas acabou por ingressar no Manchester United, no Verão de 2003, após o pagamento de 17.500.000 € transferencia que se deu em parte devido
à magnífica actuação que realizou perante os reds , na partida de pre-temporada de 2003, onde cristiano Ronaldo fez a cabeça em àgua à defesa do Mancheter

Diz-se que no avião, na viagem de regresso, os melhores jogadores da equipe , finalmente convenceu Ferguson, que tinha vindo a acompanhar há algum tempo, mas não tinha opção para a sua assinatura.

Parece que no final da partida estavam todos a falar sobre o jovem jogador luso e até mesmo alguns jogadores como Van Nistelrooy ou Keane, pediram a Ferguson para o contratarem. Foi isso que o levou a Manchester.

Cristiano cedo agarrou a titularidade e se tornou o dono da ala direita Manchester United.
O Português permaneceu no clube de Old Trafford por seis temporadas, onde ganhou troféus Importantes com o Manchester entre os quais se destacam:

Três Premier Leagues, 1 Taça dos Campeões Europeus e um Mundial de Clubes. . Mas o sucesso não ficar lá, e que Cristiano Ronaldo ganhou inúmeros prémios individuais entre os quais os obtidos na temporada 2008: Bota de Ouro, Bola de Ouro e Melhor Jogador do Mundo, entre muitos outros.

Actualmente encontra- se ao serviço do Real Madrid e é um dos jogadores mais bem pagos do Mundo